quinta-feira, 7 de novembro de 2013

É esse o tipo de alienação...

....Que mais vemos

Durante esses dias, foi publicado em uma rede social o "desabafo" de uma mãe, com relação ao seu filho portador de uma deficiência, que este ano repetiria na escola regular, por motivo mesquinho.


Segue abaixo o desabafo desta mãe:

"BOA TARDE A TODOS ! GALERA, PASMEM, VIRA E MEXE EU OUÇO COMENTÁRIOS QUE VÃO FECHAR A APAE. VENHO INFORMAR QUE SOU TOTALMENTE CONTRA.  NÃO SÓ POR TER UM FILHO ESPECIAL FREQUENTANDO 2 VEZES NA SEMANA ESSA INSTITUIÇÃO, MAS PRINCIPALMENTE PORQUE NESTES 12 ANOS E SEIS MESES QUE FREQUENTO, POSSO AFIRMAR COM CERTEZA QUE LÁ SEMPRE PUDE CONTAR COM ATENDIMENTOS ATENCIOSOS POR PARTE DE TODOS E PRINCIPALMENTE DOS PROFISSIONAIS DE TERAPIAS E ESCOLA, TOMANDO A LIBERDADE DE ATÉ CITAR E AGRADECER AOS QUE EU PUDE TER O PRAZER DE CONVIVER DURANTE TANTOS ANOS ; FISIOTERAPEUTAS,  FONOAUDIÓLOGAS, ASSISTENTE SOCIAL, PROFESSORES, ETC... PODENDO TAMBÉM CONTAR COM GRANDE APOIO DA DIRETORA, TODOS PROFISSIONAIS QUE SEMPRE NOS DERAM MUITO INCENTIVO PRA CONTINUAR LUTANDO SEMPRE. É UMA PENA QUE EU NÃO POSSA ELOGIAR A ESCOLA REGULAR QUE MEU FILHO FREQUENTA, QUE MESMO SABENDO DAS LIMITAÇÕES DELE, EU FIQUEI MUITO CHATEADA PORQUE A DIRETORA ME DISSE QUE PODE SER QUE REPROVEM ELE ESTE ANO, ALEGANDO QUE ELE NÃO ESTA PREPARADO PRO SEXTO ANO, FICO IMAGINADO: SERÁ PORQUE ELE NÃO CONSEGUE COPIAR AS MATÉRIAS? É UMA PENA PORQUE, QUE ELE NÃO CONSIGA COPIAR TODA A MATÉRIA ISSO TODOS ESTAMOS CARECAS DE SABER , MAS VALE A PENA LEMBRAR QUE POR ELE TER TIDO PARALISIA CEREBRAL AO NASCER, ELE FICOU COM SEQUELAS E COMPROMETIMENTO DO LADO ESQUERDO, MAS TEMOS UMA GRANDE VITÓRIA, ELE CONSEGUE COPIAR UM TEXTO DO QUADRO E ELE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA, O QUE MUITA GENTE IGNORA É QUE ELE SENTE DOR E NÃO CONSEGUE COPIAR A MATÉRIA TODA, NO ANO PASSADO EU CHEGUEI A COMENTAR QUE EU PODERIA COPIAR A MATÉRIA PRA ELE, MAS ME DISSERAM QUE NÃO PODIA. TUDO BEM, MAS ALEGARAM QUE PODERIAM ESTAR DANDO UM POUCO DA MATÉRIA IMPRIMIDA, O QUE FICOU SÓ NO PODERÍAMOS. NÃO CULPO AS PROFESSORAS DE MANEIRA ALGUMA, ELAS JÁ TEM UMA CLASSE INTEIRA PRA DAR ATENÇÃO, EU SÓ FICO ME PERGUNTANDO O QUE FOI FEITO COM A LEI DA INCLUSÃO AQUI NA MINHA CIDADE? MAS O QUE JÁ ME DISSERAM É QUE AQUI NÃO TEM PROFESSOR CAPACITADO, AÍ EU ME PERGUNTO QUANDO É QUE VAMOS TER UM POUQUINHO DE RESPEITO POR NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS? HOJE GRAÇAS A DEUS ELE ESTA CONSEGUINDO LER, TEM O COMPROMETIMENTO DA FALA QUE ATRAPALHA UM POUCO, MAS TEM ALUNOS NO QUINTO ANO QUE LÊ IGUAL OU PIOR QUE ELE, AGRADEÇO A UMAS PROFESSORAS EM ESPECIAL QUE DESDE O ANO PASSADO,SE EMPENHARAM E AJUDARAM MUITO. AGORA O QUE EU TENHO A DIZER A VCS DA DIREÇÃO DA ESCOLA É SIMPLES, QUEREM REPROVAR, REPROVEM, MAS SAIBAM QUE NÃO ACEITAREI NUMA BOA. DESCULPEM GENTE, MAS FOI UM DESABAFO!"
O texto foi adaptado para preservar a integridade da escola e de seus funcionários.

Numa entrevista a mãe desabafa mais uma vez:


Tábata Marques: O que pensa sobre o fechamento das Apaes?
Mãe: Pois é, todo ano eu ouço comentário que vão fechar a APAE. Eu fico imaginando o que será de nossas crianças especiais. Eu, graças a Deus, não tenho o que reclamar da escola, mas é como eu disse no meu desabafo: "meu filho infelismente não consegue copiar a matéria toda do quadro, devido ao comprometimento motor do qual ele tem, mas ele consegue ler dentro do limite dele." Ele tem dificuldade pelo problema que afetou até a fala.

Tábata Marques: Vimos uma publicação sua afirmando ter ocorrido tudo bem:

"BOA TARDE GALERA! DEVIDO AO DESABAFO QUE POSTEI NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 04/11/2013 EM REDE SOCIAL, VENHO INFORMAR A TODOS QUE INTERESSAR QUE ESTIVE EM REUNIÃO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA, HOJE DIA 06/11 ÁS 09:00 ,ONDE TODO MAL ENTENDIDO FOI ESCLARECIDO, E QUE A ESCOLA ESTÁ E SEMPRE ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER NÓS PAIS E QUEM QUER QUE SEJA PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE QUALQUER ASSUNTO QUE POSSA SURGIR, ONDE TAMBÉM FOI DITO POR PARTE DA DIREÇÃO QUE ELES JÁ ESTÃO TOMANDO PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS PARA MELHOR ATENDER A TODAS AS CRIANÇAS DA ESCOLA E COM PLANEJAMENTO DE ADAPTAÇÃO PARA MELHOR ATENDER NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS, NO MAIS PEÇO DESCULPAS A QUEM DE ALGUMA FORMA OFENDI E AGRADEÇO AO APOIO DE TODOS!!! BOA TARDE!!"

Tábata Marques: Como foi essa reunião?
Mãe: Sim, depois daquela repercussão de segunda, eles me chamaram numa reunião. Se sentiram acuados, alegaram que o ocorrido pegou muito mal pra escola. Mas tive resposta rapidinho. Estava cansada do joquinho de peteca deles, pediram desculpas, mas sempre ressaltando a toda hora que eu deveria retirar o desabafo da internet. Na Apae, não tem nada disso. É incrível a dificuldade que você vê eles enfrentando pra continuar atendendo e o carinho que eles tem com nós pais e crianças.

Tábata Marques: Seu filho está com quantos anos hoje?
Mãe: Hoje ele esta com 13 anos. Ele começou a frequentar a APAE com 8 meses. Eu que atrasei com ele, porque lá na apae ele começou a frequentar uma individual com 5 anos e veio pra escola regular com seis anos.

Tábata Marques: Qual a deficiência dele?
Mãe: Ele era gêmeo com outro menino que estava desenvolvendo menos que ele durante a gravidez, mas minha cesárea estava marcada para o dia 16 de setembro. Então tiveram que tirar os dois dia 6 de setembro, porque uma das criança havia morrido. Aí eu tive uma pre-eclâmpsia e ele teve uma paralisia cerebral moderada. Onde ficou com atraso na coordenação motora.

Tábata Marques: E ele se adaptou bem na escola, com os alunos?
Mãe: Graças a Deus! Quando ele começou no primeiro período, tinha uma criança que não ficava nem no chão se visse ele. Era muito constrangedor. Eu cheguei até comentar com a diretora que iria tirar ele da escola. Ela falou: "nada disso, as outras crianças adoram ele". Pois vc sabe que a mãe do menino acabou tirando ele da escola e se mudando pra outra cidade?!

Tábata Marques: A senhora trabalha em que?
Mãe: Eu não trabalho, só faço alguns artesanatos.

Tábata Marques: O que você acha do assistencialismo oferecido pelo governo, como o bolsa família? É importante?
Mãe: Eu sinceramente acho importante quando a família realmente necessita.

Tábata Marques: A senhora acha que o PT merece ganhar de novo?
Mãe: Pra te ser sincera, eu acho que com o PT melhorou muita coisa pra população.

Tábata Marques: A senhora acha que o PT merece ganhar de novo, mesmo sabendo que é este governo quem está planejando fechar as APAES?
Mãe: Eu nem sabia que eram eles, se for assim, é claro que não!!!

Tábata Marques: Muita gente não sabe. Porque infelizmente a TV aberta não divulga isso. A repercussão foi tão grande que agora eles desmentem. Do mesmo jeito que aconteceu com vc na escola, eles vetaram um direito seu, e depois de tanta repercussão negativa, voltaram atrás. Ou encobriram com uma mentira favorável para dar continuidade ao projeto. O que acha?
Mãe: Uma coisa que gostaria de entender é que eles falam em fechar as Apaes, na verdade a APAE só funciona mesmo pela força de vontade dos terapeutas e diretores, porque infelizmente não possui equipamentos adequados para atender nossas crianças.

Tábata Marques: Vou lhe apresentar uma nota, verídica que circula pelos meios jornalísticos:
"Isso se deve ao Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC), que propôs um projeto de lei que prevê o fechamento das Apaes em 2018. O objetivo é incluir todos os alunos especiais no dia a dia das escolas públicas, sendo então, cortada os 20% de contribuição governamental para estas instituições.

O relator do projeto é o senador José Pimentel(PT) que modificou a redação da meta 4, e pediu essa inclusão. O projeto já foi aprovado pela Câmara Federal dos deputados e aguarda uma votação do Senado Federal, que deverá ser feita ainda neste mês."





Tábata Marques: O que acha?
Mãe: É praticamente uma vergonha a quantidade de dinheiro que rola em programa de TV, como campanhas da AACD e nossas Apaes, tão pobres.

Tábata Marques: A senhora entende porque eu vi uma contradição quando se disse insatisfeita com o fechamento da Apae e diz que o PT ajudou muita gente? Eles mentem, descaradamente, e omitem em rede nacional o que fazem.
Mãe: Se nós mães não brigarmos, vai ter uma porção de crianças especiais dentro de casa porque na escola não tem professor nem profissionais capacitados pra acolher essas crianças na escola.

Tábata Marques: Bom, obrigado pela entrevista, isso servirá de exemplo para outras mães e outros cidadãos brasileiros que estão alienados quanto ao nosso governo atual.
Mãe: Ainda bem que tive o prazer de te conhecer e vou ter o prazer de saber mais sobre o PT. Obrigada pelas informações e se Deus quiser vamos sim nos conhecer e lutarmos juntas pelo direito do cidadão de bem. Obrigado.

2 comentários:

  1. O.Brasil e é sempre será uma vergonha se as pessoas não tiverem acesso a informação.Quanto dinheiro jogado fora bancando esses ladrões e ninguem faz nafa. Fora PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a nossa realidade Fabio. Temos que muda-la de alguma forma.

      Att,
      Partido da Direita Nacional

      Excluir